quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

A pequena história da minha longa história. (Dom Marcel Lefebvre, FSSPX)


Vida de Monsenhor Lefebvre contada por ele mesmo.

Estas conferências foram proferidas por Sua Excelência Monsenhor Marcel Lefebvre na Abadia São Miguel nos dias 07, 08 e 12 de fevereiro de 1990.
            A fim de preservar, nestas conferências, seu caráter próprio e pessoal, o estilo falado foi conservado, exceto algumas correções: os títulos e subtítulos são da redação.
Prefácio de Sua Exa. Monsenhor Bernard Fellay.
“Caro leitor,
Nossas irmãs aproveitaram a ocasião de uma passagem de Monsenhor Marcel Lefebvre, seu fundador, por sua casa, a Abadia São Miguel, onde ele gostava de se retirar por alguns dias, para lhe pedir algumas conferências.

terça-feira, 22 de dezembro de 2015

PRINCÍPIOS CATÓLICOS



Alguns textos oficiais que servem como princípios orientadores na crise atual. Abrange itens como: O caráter da Igreja Católica; O papado; O Santo Sacrifício da Missa; A natureza do dogma; A natureza das leis.

1. A Igreja Católica é divina.

E para que pudéssemos cumprir o dever de abraçar a verdadeira fé e nela perseverar constantemente, Deus instituiu, por meio de seu Filho Unigênito, a Igreja, e muniu-a com os sinais manifestos da sua instituição, para que pudesse ser por todos reconhecida como guardiã e mestra da palavra revelada.” (Vaticano I, Dz 1793).

terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Novena de Natal



Caríssimos,

Com a aproximação do Natalício de Nosso Senhor oferecemos aos nossos leitores a Novena de Natal segundo Santo Afonso Maria de Ligório para bem dispormos nossas almas para essa grande comemoração do Ano Litúrgico que se iniciara há pouco.

Que o bom Deus os cumule de todas as graças e bênçãos celestes para que possais honrá-lo dignamente em vossas vidas.

Graça e Paz.


sábado, 12 de dezembro de 2015

Transplantes e doações de órgãos


[Jornal Sim Sim Não Não
nº. 168 e 169, Julho/Agosto
e Setembro/Outubro de 2009.]

Quando se fala de transplante e doação de órgãos numa revista católica qualquer, multiplicam-se as citações da Escritura ou dos Papas para ilustrar que um católico deve ser favorável aos transplantes, que seriam uma manifestação de caridade em relação ao próximo.
Quanto a nós, gostaríamos de mostrar que, do ponto de vista moral, é impossível responder à questão por um simples sim ou não, utilizando um princípio único (a título de comparação, o enunciado do 5° mandamento é simples: “não matar”, mas a compreensão é mais complicada quando se analisa o caso da legítima defesa, da guerra e da pena de morte).

A Missa de Lutero



Conferência de Dom Marcel Lefebvre.

Esta noite, falarei da Missa de Lutero e da Missa do novo rito. Por que essa comparação entre a Nova Missa e a Missa de Lutero? Porque a história o diz; a história objetiva não é criação minha. (Sua Excia. mostra então um livro sobre Lutero, publicado em 1911, “Do Luteranismo Ao Protestantismo” de Léon Cristiani). Ele fala sobre a reforma litúrgica de Lutero. Trata-se de um livro escrito em um tempo, em que o autor nem conhecia nossa crise, nem o novo rito; portanto não foi escrito com segundas intenções.
Síntese dos princípios fundamentais da Missa
Primeiramente desejo fazer uma síntese dos princípios fundamentais da Missa, para trazer à nossa memória a beleza, a profunda grandeza espiritual de nossa Missa, o lugar que nossa Missa ocupa na Santa Igreja. Que coisa mais bela Nosso Senhor legou à humanidade, que coisa mais preciosa, mais santa concedeu à Sua Santa Igreja, à Igreja sua Esposa, no Calvário, quando morria na Cruz? Foi o Sacrifício de si mesmo.

Receba nossas atualizações no seu email: