quarta-feira, 19 de agosto de 2015

DISCURSO DE PIO XII SOBRE ANESTESIA


1. Os princípios fundamentais da anestesiologia, como ciência e como arte, e o fim a que ela tende não levantam objeção. Combate forças que produzem efeitos prejudiciais, sob muitos respeitos, e dificultam um bem maior.
2. O médico que a aplica não entra em contradição nem com a ordem moral natural nem com o ideal especificamente cristão. O que procura, segundo a ordem de Deus, submeter a dor ao poder do homem, e utiliza para isto as aquisições da ciência e da técnica, segundo os princípios que enunciamos e hão de orientar as decisões nos casos particulares.
3. O paciente, que deseja evitar ou acalmar a dor, pode sem inquietação de consciência utilizar os meios encontrados pela ciência, e que, em si mesmos, não são imorais. Circunstâncias particulares podem impor outra atitude; mas o dever geral de renúncia e purificação interior, que obriga os cristãos, não é obstáculo ao emprego da anestesia, porque esse dever pode-se cumprir doutra maneira. A mesma regra se aplica também às exigências do ideal cristão.

segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Com a palavra: Dom Frei Vital Maria Gonçalves de Oliveira



A Voz de Dom Vital


A igreja de Jesus Cristo, irmãos e filhos diletissimos, tem sido sempre mais ou menos perseguida pela impiedade, nunca cessou de lutar com inimigos sanhudos que haviam jurado sua ruína total.
Ainda estava no berço e já tentavam afoga-la no próprio sangue. Mas um anjo baixa do céu, furta-a ao furor do desconfiado idumeo, sedento do sangue da recém nascida, e salva-a, transportando-a, no silencio da noite, da Judeia para o Egito. (1)

Deixa as faixas da infância, começa a crescer; eis que acorrentam-na, açoitam-na e procuram abafá-la no fundo de sombrias masmorras; porem, ali mesmo, ela se desenvolve, vigora, como se livre respirasse o ar puro das praças publicas. (2)
Relaxam-lhe as cadeias, ela corre pela Ásia, vai a Grécia, invade todo o império romano, penetra até o coração do mundo civilizado, Roma, a cidade dos Cesares. Ali, Sanguinolenta perseguição se arrebenta contra ela. 

Receba nossas atualizações no seu email: