segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Com a palavra: Dom Frei Vital Maria Gonçalves de Oliveira



A Voz de Dom Vital


A igreja de Jesus Cristo, irmãos e filhos diletissimos, tem sido sempre mais ou menos perseguida pela impiedade, nunca cessou de lutar com inimigos sanhudos que haviam jurado sua ruína total.
Ainda estava no berço e já tentavam afoga-la no próprio sangue. Mas um anjo baixa do céu, furta-a ao furor do desconfiado idumeo, sedento do sangue da recém nascida, e salva-a, transportando-a, no silencio da noite, da Judeia para o Egito. (1)

Deixa as faixas da infância, começa a crescer; eis que acorrentam-na, açoitam-na e procuram abafá-la no fundo de sombrias masmorras; porem, ali mesmo, ela se desenvolve, vigora, como se livre respirasse o ar puro das praças publicas. (2)
Relaxam-lhe as cadeias, ela corre pela Ásia, vai a Grécia, invade todo o império romano, penetra até o coração do mundo civilizado, Roma, a cidade dos Cesares. Ali, Sanguinolenta perseguição se arrebenta contra ela. 

O paganismo assanha-se contra a divina estrangeira, lança-a as feras do anfiteatro, rasga-lhe as carnes com unhas de ferro, desconjunta-lhe os membros sobre os equuleos, atira-a ás chamas da fogueira, estende-a sobre grelhas encandecidas, mergulha-a em caldeiras de azeite fervendo, tortura-a com o maior requinte de barbarias horripilantes!

Mas ainda assim ela não sucumbe; é mais forte que o duro gladio do fero algoz; toda dilacerada vence as unhas lacerantes, cansa o braço do cruel verdugo: 
steterunt torti torquentibus fortiores, et pulsantes ac laniantes ungulas pulsata ac laniata membra vicerunt. (3)

Ainda lhe sangram as feridas, lagrimas ainda lhe umedecem as faces, e eis que surgem filhos ingratos e desventurados a rasgarem-lhe as entranhas com as heresias.

Pelágio nega a graça, Macedônio combate a divindade do espirito santo, Nestório ataca a unidade de pessoa em Jesus Cristo, Êutiques confunde-lhe as duas naturezas, Ário impugna a consubstancialidade do verbo. 

Ela, porem, consola-se de tantos infortúnios e de tão acerbas dores, dando a luz a filhos da tempera dos Athanasios, Hilários, Cyrilos, Ambrosios, Jeronimos, Agostinhos e muitos outros grandes luzeiros da fé que com tamanho brilho esmaltam o firmamento da igreja. Ao despontarem nos seus límpidos horisontes estes astros rutilantes, dissipam-se os densos nevoeiros da heresia, e o gênio do erro, fulminado, precipita-se no fundo do abismo.

Se suplanta o espirito da heresia que no pó vai ocultar a fronte orgulhosa, é para chorar amargamente a perda dolorosa de grandes povos e cristandades florescentes, que do amoroso seio materno lhe são arrancados por inúmeros cismas.

Alem da magoa pungente com que lhe partiram o terno coração, os cismas parciais de Novaciano em Roma, de Melécio em Alexandria, dos Donatistas em Cartago, de Lúcifer, da Istria, dos Gregos, etc..., ela teve que deplorar as imensas calamidades ocasionadas pelo grande cisma do ocidente, que tão dolorosamente lhe dilaceraram a unidade.

Muitos, caindo então da barca de Pedro, desapareceram sob as ondas, afundaram-se no pélago do erro; ao passo que ela, ora agitada e açoitada pelo vendaval das paixões politicas e mundanas, ora calma e serena, continuou seguindo a sua gloriosa derrota para as ribas da eternidade.
Tubari potest, mergi non potest: (4)



+ Dom Frei Vital Maria Gonçalves de Oliveira +
Bispo de Olinda


(Pgs. 4 e 5. ''A maçonaria e os Jesuitas'' D.F.Vital)

Transcrito por: (Giovanna Machado)
  1. Mat. Cap. 2.
  2. Act. Cap. 4.
  3. S. Cipriano. L. 1. Epist. 6.
  4. Santo Agostinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro leitor,

1- salientamos que seus comentários serão avaliados por nível de qualidade, utilizar de palavras irônicas para desrespeitar os escritores deste blog só te fará perder tempo, pois seu comentário não será aceito.

2- Palavras de baixo calão, ofensivas, caluniosas e baixas não serão aceitas e isso torna seu comentário impublicável.

3- perfis anônimos, fakes, sem foto e sem nome e/ou fictícios não serão aceitos.

4- Se você for modernista nem perca seu tempo comentando em defesa de sua pseudo religião vaticanista II.

5- Ofensas dirigidas ao clero da FSSPX serão automaticamente excluídas.

6- comentários fora dos padrões de coerência com o artigo serão excluídos.

7- Se não gostou do artigo, existem 3 quadrados no canto superior da sua tela, um deles possui um ''X'' clicando nele a sua tela fecha automaticamente evitando assim que você se contrarie mais com nossos artigos e caso queria ser mais prático é só usar o atalho ''Ctrl Alt Del'' ou ''Alt F4''.


Agora fique a vontade pra comentar, seguindo as regras por gentileza.

Spes nostra in Deo est!!!

''As pedras que nos atirares, em flores se tornarão, perfume agradável e suave ao imaculado coração.''

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Receba nossas atualizações no seu email: